Segurança

[Infográfico] As principais causas de acidentes de trânsito

acidentes-de-transito-infografico

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 45 mil pessoas perdem suas vidas nas estradas brasileiras por ano. As causas de acidentes podem ser divididas em três categorias:

  •         fator humano;

  •         fatores relacionados à infraestrutura e ao meio ambiente;

  •         fatores mecânicos relativos ao veículo.

Acontece que, na grande maioria dos casos, o fator humano está envolvido, de modo que incide sobre o motorista a responsabilidade de evitá-los.  Confira quais são as principais causas de acidentes de trânsito no Brasil.

Consumo de álcool e demais drogas psicotrópicas

De acordo com a  Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada pelo Ministério da Saúde, 24,3% dos motoristas admitiram que dirigem após consumir alguma bebida alcoólica.

Como uma droga psicotrópica, ela age no sistema nervoso central, alterando o comportamento — causando desde sonolência até agressividade, além de comprometer as funções psicomotoras do usuário.

Esse efeito reduz (e muito!) a capacidade de concentração e reação em situações que exigem ações rápidas no trânsito.

Excesso de velocidade

Ao ultrapassar a velocidade mínima permitida, o condutor diminui o seu tempo de reação a incidentes e ao surgimento de obstáculos na estrada. Um estudo realizado pelo Virginia Tech Transportation Institute constatou que o excesso de velocidade aumenta as chances de acidentes em 12 vezes.

No entanto, ao avaliar qual é a velocidade segura em uma via, deve ser considerado fatores que vão além daquilo que está especificado nas placas. A velocidade precisa ser condizente com as condições da via.

Por exemplo, chuvas fortes, baixa visibilidade e buracos na estrada exigem que o motorista reduza a velocidade a fim de evitar acidentes.

Falta de atenção e distrações

No topo da lista das causas da distração está o uso do celular. Um estudo divulgado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), o uso de um dispositivo móvel ao volante pode aumentar em mais de 12 vezes as chances de ocorrer um acidente.

O estudo aponta ainda para outros aspectos que poderiam reduzir a atenção do condutor. Por exemplo, foi observado que condutores que dirigem nervosos, tristes ou emocionalmente abalados tinham 10 vezes mais chances de causa acidentes de trânsito.

Cansaço e sono

Cansado e com sono, o motorista terá sua capacidade de reação totalmente comprometida. E numa estrada tranquila, ele poderá simplesmente adormecer ao volante.

Ultrapassagem inadequada

Ultrapassar em curvas ou na marcação de linha contínua expõe o condutor a dar de frente com um veículo na faixa contrária.

A sinalização das placas e faixas no asfalto indicam os locais onde a ultrapassagem é permitida ou proibida — em geral em curvas, aclives, declives, pontes, etc.

Apesar disso, mesmo quando a ultrapassagem é permitida, o motorista precisa avaliar se há segurança para realizar a manobra, uma vez que diversos fatores, como tempo, distância, velocidade e potência do motor, precisam  ser levados em conta.

Imprudência e desrespeito às leis de trânsito

Muitas vezes, o motorista põe a si mesmo e a outros em risco por subestimar os riscos ou por não obedecer a sinalização, como faixas e semáforos.

Assim, para reduzir os riscos, é indispensável seguir as regras e, claro, muito bom senso ao tomar decisões ao volante.

Agora que você sabe as principais causas de acidentes de trânsito nas estradas brasileiras, tome o devido cuidado, dirija com responsabilidade e boa viagem!

E não esqueça de compartilhar este post nas suas redes sociais, contribuindo para um trânsito mais seguro!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s