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Marketing

Afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

No decorrer nos anos, os métodos e as ferramentas de marketing evoluíram com o objetivo de alcançar de forma efetiva o público-alvo das empresas e tornar as campanhas mais eficazes, aumentando a margem de lucro dos negócios. Nesse contexto, sem dúvida, uma das grandes tendências é o Marketing de Conteúdo.

Uma pesquisa realizada pelo HubsPot revelou que 58% das empresas brasileiras já utilizam o Marketing de Conteúdo em suas campanhas de divulgação. No entanto, a maioria delas limita o número de ferramentas que poderiam potencializar seus negócios.

Por isso, preparamos este post para ajudá-lo a entender como funciona esse modelo de Marketing, que benefícios pode trazer à sua empresa e quais ferramentas podem ser usadas nessa estratégia. Confira!

Entenda o que é Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo tem como principal objetivo atrair o público-alvo por meio de conteúdo relevante. Ele é o oposto ao Outbound Marketing — aquele Marketing tradicional em que a empresa divulga seus produtos e serviços de forma direta, a famosa propaganda.

No planejamento dos conteúdos, é necessário levar em conta uma série de elementos e conceitos para que a sua empresa tenha um bom ranqueamento nos motores de busca, como o Google, e guie os seus usuários até o fechamento do negócio. Observe!

Persona

Persona é um personagem fictício que concretiza o seu cliente em potencial. Por meio dele, o seu público-alvo ganha um nome e uma personalidade específica.

E quando falamos sobre ser específico, estamos realmente nos referindo a detalhes: nome, trabalho, educação, rotina, hábitos, família, hobbies, objetivos e problemas enfrentados.

Este elemento é essencial para a construção de um conteúdo bem direcionado e é fruto de uma pesquisa cuidadosa do perfil dos clientes da empresa.

SEO (Search Engine Optimization)

Todo o conteúdo — desde a configuração dos elementos de HTML do site (comcódigo_html.jpgo as tags das imagens) até a escrita do texto — precisa ser otimizado para se obter uma boa visibilidade no Google e, assim, ser encontrado pelos usuários.

Essa otimização de sites também é conhecida como SEO, uma sigla inglesa que, em tradução livre, significa “otimização para motores de busca”.

O principal elemento de SEO é a palavra-chave, que deve ser usada, no mínimo, no título, em um dos intertítulos e no primeiro parágrafo — tudo isso de forma natural, sem forçar a barra.

CTA

Ao terminar de ler o seu post, o leitor precisa ser direcionado para a próxima ação, e essa é a função do CTA (call-to-action).

As ações são diversas e dependerão dos seus objetivos. Entre elas:

  • assinar a newsletter;
  • ler outro post do blog;
  • entrar em contato com a empresa;
  • compartilhar nas redes sociais;
  • curtir a página da empresa nas redes sociais;
  • interagir com a empresa por meio de comentários;
  • baixar um ebook.

CTAs eficientes são úteis para aumentar o tempo de permanência do usuário no seu site e levá-lo a avançar nos níveis do funil de vendas.

Landing Pages

Landing Pages são essenciais para que você mantenha contato com os leads, nutrindo-os com um conteúdo relevante. Nele, você oferece um material rico em troca dos dados do prospect (seu cliente em potencial). Ao fornecer suas informações, ele torna-se um lead.

Escaneabilidade

Os textos para a internet precisam ser escaneáveis, ou seja, fáceis de ler com apenas um passar de olhos. Isso inclui:

  • usar parágrafos cursos;
  • dividir o texto em intertítulos;
  • usar bullet points, ou marcadores, para organizar as informações;
  • destacar palavras e trechos importantes em negrito.

Ao pesquisar na internet, o leitor deseja encontrar as informações rapidamente. Com um texto escaneável, é possível que ele as encontre rapidamente.

Conheça as principais ferramentas utilizadas para divulgar seu conteúdo

As ferramentas utilizadas para veicular conteúdos relevantes são diversas. A principal delas é o blog. Nessa página, a empresa divulga seus posts com informações de interesse do seu público e exibe Landing Pages para coletar dados de usuários em troca de materiais ricos.

O principal tipo de conteúdo mais denso que pode ser oferecido ao público a fim de coletar suas informações são os ebooks. São materiais cujo o tema é mais aprofundado e pode ter entre 2 mil a 4 mil palavras, dependendo do teor do conteúdo.

Também existem os infográficos, que misturam o texto escrito com elementos visuais para explicar de forma direta, rápida e dinâmica com poucas frases.

Além do texto escrito e das figuras, seu conteúdo também pode ser divulgado por meio de material multimídia, como:

  • podcasts: áudio da internet via stream que pode ser acessado através de plataformas online ou aplicativos instalados em dispositivos móveis;
  • audiolivros: leitura de livros gravados em áudio;
  • videoaulas: aulas ministradas a distância, gravadas ou ao vivo, que podem ser transmitidas pela internet;
  • webinários: palestras pela internet parecidas com as videoaulas, mas com um nível de aprofundamento menor.
  • tutoriais: podem ser produzidos em forma de textos ou em vídeo e explicam um passo a passo de como resolver problemas, utilizar aplicativos e programas, etc.

Você poderá divulgar os artigos do seu blog por meio das redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, ou utilizando o Email Marketing, enviando o conteúdo para caixa de entrada daqueles leads já cadastrados.

Atraia por meio do conteúdo para, somente depois, vender

Os resultados do marketing de conteúdo são vistos em longo prazo. No entanto, são estratégias que visam objetivos que serão facilmente perceptíveis por meio do aumento do tráfego do site da empresa.

Entre esses que visitarão o blog, surgirão aqueles interessados em fornecer os dados de contato, convertendo-se um lead.

O interesse desse lead será nutrido por meio de ebooks, Emails Marketing e outras ferramentas que vão ajudar o usuário a ter um relacionamento mais próximo com sua marca. Por fim, ele poderá fechar negócio.

Como observado, é um processo que leva tempo, mas cria um vínculo permanente com o cliente, indo de encontro às campanhas diretas que visam apenas a venda.

Mais importante do que a quantidade de conteúdo que você disponibiliza para o seu público é a relevância desse material. Não adianta ter um blog repleto de artigos publicados se eles não ajudarão a persona a resolver suas dúvidas, enriquecer seus conhecimentos e, assim, estabelecer uma relação de confiança com sua marca.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia em crescimento no país e tem se mostrado uma ferramenta eficaz e primordial para o sucesso dos negócios.

Quer saber mais sobre esse tipo de Marketing? Entre em contato comigo, e terei satisfação em lhe dar mais informações!

 

 

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