caminhão de mudanças
carreira, recursos humanos

Vale a pena mudar de cidade por um emprego?

“Estou procurando um novo emprego”. Essa frase tem se tornado muito comum nos últimos anos. Quando não se tem sucesso ao buscar um emprego na própria cidade, muitos começam a pensar em mudar de cidade para encontrar uma nova oportunidade.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Estado do Rio (ABRH-RJ), Paulo Sardinha, estar disposto a mudar de cidade, ou mesmo de país, poderá dar ao candidato uma vantagem no momento de concorrer para uma vaga.

No entanto, essa não é uma decisão que deva ser tomada precipitadamente ou por impulso. Se você está pensando em se mudar ou talvez já tenha uma proposta de emprego em uma cidade mais distante, é importante que pense e pese as oportunidades.

Para ajudar você, vamos abordar neste post os principais aspectos que precisam ser levados em conta na hora de tomar essa decisão. Acompanhe!

Afastamento da família e amigos

Não é fácil ficar longe da nossa família e daqueles que a gente ama. É como arrancar uma planta de seu habitat e plantá-la em outro lugar, deixando suas raízes para trás. Por isso, muitos precisam lutar com a solidão.

Então, pense bem em quem ficará para trás. Conseguirão manter uma boa comunicação? Com qual frequência será possível visitá-los? Eles necessitam de sua presença constante, por exemplo, por motivos de doença ou idade avançada? E quanto ao seu cônjuge e filhos? Precisarão de uma nova escola ou um novo emprego? O que acham da mudança?

Adaptação à cidade

Muitas vezes, mudar de cidade envolve se adaptar a uma nova cultura, mesmo quando acontece dentro do mesmo país ou região. Talvez você precise mudar sua rotina, sua alimentação ou seu lazer.

Por exemplo, alguns tipos de alimento a que você está acostumado talvez não seja vendido na cidade. Ou pode ser que não seja possível praticar o esporte de que você gosta devido ao clima, ao relevo ou à outra circunstância.

Por outro lado, esse desafio pode ser recompensador. Compreender uma nova cultura e nos adaptar a ela ajuda em nosso desenvolvimento pessoal. Talvez você repense suas opiniões e reavalie seus valores.

O novo custo de vida

Os preços dos produtos, do aluguel, dos impostos, entre outras despesas, podem ser bem diferentes em relação à sua cidade de origem. É necessário fazer uma boa pesquisa sobre isso antes de se mudar. Coloque na ponta do lápis. Veja alguns exemplos:

  • compras no supermercado;
  • impostos e seguros;
  • moradia;
  • energia e água;
  • mensalidade da escola e de cursos;
  • deslocamento para o trabalho;
  • planos de saúde.

Seja realista. O custo de vida da nova cidade poderá ser mais baixo ou mais alto em relação ao seu estilo de vida atual. Somente uma boa pesquisa vai revelar isso.

Rede de contatos

Sabemos que uma boa rede de contatos é muito favorável para conseguir um emprego mais rapidamente. Mudando-se para uma cidade nova, é provável que conheça bem poucas pessoas. Se o primeiro emprego que você visou não der certo, pode ser mais difícil conseguir outro ou obter algum suporte.

Por outro lado, estando em outra localidade, você terá a oportunidade de expandir sua rede de contatos, favorecendo seus negócios e sua carreira.

Tudo isso vai depender dos seus objetivos, do seu ramo profissional e da distância em relação à sua cidade de origem. Então, mesmo antes de se mudar, procure fazer contatos na nova cidade.

Uma boa opção para entrar em contato profissionais e empresas são as plataformas de empregos em sites especializados. Tais ferramentas ajudam profissionais a encontrar vagas de forma fácil e eficiente.

Gastos com mudança para mudar de cidade

Mudar de casa talvez seja a parte mais trabalhosa. E isso inclui não só o frete. Existem outros detalhes em que você deve pensar. De forma individual podem parecer baratos, mas a soma pode revelar gastos bem dispendiosos:

  • montagem e instalação de móveis e aparelhos elétricos, como ventiladores e ar-condicionado;
  • compra de novos móveis;
  • peças para instalação elétrica e hidráulica;
  • reforma da nova casa.

Se ainda não estiver preparado para arcar com esses custos, talvez tenha que adiar a mudança por um tempo.

Para alguns, mudar de cidade por um emprego pode ser emocionante, para outros, um terror. Mas o importante é pesar os prós e os contras e determinar se vale a pena no seu caso.

E aí, esse post ajudou você a tomar uma decisão mais acertada? Então, compartilhe essas informações nas suas redes sociais!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s