Trabalhando em cloud computing via tablet
tecnologia

Por que sua empresa deve investir em cloud computing?

Muitos são os desafios para a formação de uma empresa e talvez o maior deles seja o nível de investimento requerido para que se possa oferecer um serviço com qualidade e agilidade.

Isso pode envolver a compra de equipamentos e softwares ou um processo que pode ser caro e confuso. Uma das soluções mais rápidas e simples é investir em cloud computing. Já ouviu falar?

Cloud computing é um modelo de computação em nuvem, exigindo apenas uma conexão com a internet. Todos os dados, softwares e aplicativos ficam disponíveis ao usuário online, e tudo o que você precisa é de um dispositivo conectado à internet para que acessá-los.

Mas como implementar isso na sua empresa e quais as vantagens? Acompanhe as principais vantagens desse sistema!

Dados armazenados e compartilhados

Todos os dados gerados são armazenados em nuvem. Isso significa que você não precisará investir em armazenamento local de dados, tendo a segurança que eles não serão perdidos ou danificados.

Enquanto o armazenamento local limita o trabalho ao ambiente corporativo, dificultando a colaboração de parceiros a distância, os dados armazenados em nuvem poderão ser acessados em qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. Isso independe da plataforma ou do sistema operacional utilizado, já que todo o processamento ocorre online.

O tamanho do armazenamento oferecido varia dependo da sua necessidade, começando com planos gratuitos. Se desejar um volume de armazenamento maior, poderá solicitar um upgrade a qualquer momento, pagando um valor conforme o solicitado.

Economia em software e hardware

No geral, empresas iniciantes têm dificuldades em investir em equipamentos e programas para a realização de serviços devido ao elevado custo envolvido. No entanto, o cloud computing dispensa esse investimento, porque todo o processo ocorre em nuvem, independentemente da capacidade do dispositivo ou do sistema operacional utilizados.

Dessa forma, a empresa se livra da preocupação de atualizar licenças, comprar novos equipamentos constantemente, atualizar softwares, entre outras dores de cabeça.

Dois desses serviços gratuitos que podemos destacar são o Office 365, da Microsoft, e o G Suite, da Google. Ambos contam com planos tanto para o armazenamento em nuvem quanto para o uso dos programas, que incluem editores de textos, planilhas, slides, entre outros.

Tudo ocorre por meio da aba do seu navegador ou de algum aplicativo instalado no tablete ou outro dispositivo móvel, necessitando apenas de uma conexão com a internet.

As plataformas também contam com o acesso offline, no próprio navegador (no caso da Google) e por meio de programas instalados localmente na máquina (no pacote Office da Microsoft).

Maior independência

Com todo o processamento sendo realizado em nuvem, as empresas ficam cada vez mais independentes do suporte de profissionais de tecnologia, que eram constantes em resolver problemas de manutenção de computadores, instalação e atualização de softwares.

Essa relação diminui uma vez que programas, aplicativos e dados não são processados localmente.

home_office.jpg
Cloud computing e o home office

A independência do local físico também é notável. Como os arquivos e projetos ficam alocados online, você pode administrá-los em qualquer lugar, inclusive na sua casa.

Mesmo membros de uma equipe inteira podem trabalhar juntos sem estar fisicamente no mesmo lugar, pois os arquivos e projetos podem ser compartilhados, como já mencionado.

Otimização do tempo ao investir em cloud computing

Para melhor satisfazer seus clientes, a empresa não pode perder tempo. Com a tecnologia cada vez mais sofisticada, ela tem se tornado uma aliada na compra do tempo.

Ao trabalhar com cloud computing, sua empresa não perde tempo, nem dinheiro, com transporte e envio de papeladas. Você pode acabar de concluir o projeto, e ele já estará disponível para o seu cliente avaliar onde quer que ele esteja.

Ele dá o feedback e, ao mesmo tempo, você estará apto para fazer as modificações necessárias. A empresa e os clientes trabalham juntos, otimizando o tempo em busca de melhores resultados.

Investir em cloud computing é uma estratégia simples e inovadora que tem ajudado as empresas a melhor desenvolver seu potencial. A computação em nuvem tem se tornado cada vez mais prática, segura e produtiva. Não é à toa que as principais empresas no mundo inteiro já aderiram a esse modelo de computação.

E a sua empresa tem utilizado esses recursos? Tem alguma dúvida em como usar o cloud computing para melhorar a produtividade dos seus negócios? Compartilhe conosco nos comentários!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s